terça-feira, 18 de setembro de 2012

Receita de macarons



Não há como não se surpreender com beleza, o charme e o sabor dos macarons.
Multi colorido e em várias versões, este doce quase que desconhecido a alguns anos atrás, está ganhando fama e admiradores por toda a parte a exemplo dos cupcakes.

Sua origem, assim como a de toda receita famosa, é reclamada por várias cidades e regiões, cada uma com um certo romantismo cercando a descoberta da receita.
Na região de Lorraine, conta-se a história de duas freiras da ordem de"Dames du Saint-Sacrement" que devido a uma rígida dieta imposta por suas superioras acabaram inventando o doce.
Na região de Montmorillon, existe uma padaria com uma receita que não é modificada á 150 anos.
A Larousse Gastronomique, cita a criação como sendo de 1971 por senhoras em um convento perto de Cormery.
E apesar de tantas histórias assim, o mais provável, é que a receita tenha vindo junto com Catarina De Médici e seus cozinheiros, quando esta se casou com Henrique II da França, no ano de 1553.
Ao que tudo indica, deve ser mesmo esta a origem, já que o nome macaron deriva de"maccherone", palavra italiana.
No ano de 1830, Pierre Desfontaines (Ladurré Pâtisserie), teve a brilhante idéia de juntar os dois discos de merengue de amêndoas e recheá-los, tornando assim os macarons casados, como os conhecemos hoje em dia.
Vamos então a nossa receita.

Ingredientes: para a massa (30 unidades)
  • 45 gr de açúcar refinado
  • 300 gr de açúcar de confeiteiro
  • 140 gr de farinha de amêndoas ou castanhas de caju
  • 60 gr de chocolate em pó
  • 20 gr de farinha de trigo
  • 5 claras de ovos
  • 30 gotas de corante vermelho ou marrom.
  • Folha de papel manteiga
Ingredientes: para o recheio de ganache
  • 200gr de chocolate ao leite
  • 60 ml de creme de leite fresco (nata)
Preparo:

Peneire o chocolate em pó  a farinha de amêndoas e a farinha de trigo, eliminando as partes não finas.
Leve as claras, junto com o açúcar refinado  para dar uma leve aquecida em fogo médio ,tomando o cuidado para misturar bem.
Leve ainda quente para  bater em velocidade média,juntando o açúcar de confeiteiro a mistura anterior até formar picos firmes.
Um pouco antes de desligar a batedeira, acrescente o corante de sua preferência.
Após desligar a batedeira, acrescente cuidadosamente, a mistura de chocolate em pó, farinhas,  e chocolate ao merengue, sempre com cuidado pára a massa continuar aerada.
Coloque a massa em um saco de confeiteiro, com um bico liso.
Em uma forma coberta com folha de papel manteiga, disponha as 60 bolinhas de massa, que vamos usar para os 30 macarons.
Tome o cuidado de deixar espaço suficiente para as bolinhas não grudarem uma na outra.
Deixe a massa descansar por 20 minutos, tempo suficiente para as bolinhas se transformarem em discos achatados.
Enquanto isso coloque o forno para pré aquecer a 170 graus.
Assim que colocar os discos para assar, diminua a temperatura para 130 graus, e mantenha o forno entre-aberto, com a ajuda de algum utensílio, por 20 minutos.
Retire os discos do forno, espere esfriar e retire-os com cuidado da assadeira.
Para o recheio, derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria, juntando em seguida o creme de leite.
Você ainda pode recheá-los com doce de leite, geléias e tudo aquilo que seu paladar e conhecimento permitirem.
Bom apetite!!!!!!!!!!
fonte: http://www.comidaderestaurante.net/2011/11/receita-de-macarons.html

Garrafas lindas e únicas de Vodka Absolut!

Imagine um projeto em que cada embalagem de um mesmo produto é totalmente única? Pois é, a Absolut Vodka inovou mais uma vez e desenvolveu a “Absolut Unique” com cerca de 4 milhões de garrafas únicas totalmente diferentes, exclusivas e numeradas. As embalagens combinam 38 cores diferentes e 51 padrões de design e foram feitas individualmente, o que demandou uma re-engenharia na hora de toda a fabricação. As garrafas serão distribuídas em 80 países do mundo, incluindo Brasil (60 mil unidades) e não existirão 2 Uniques iguais, já que a ideia é que cada garrafa represente a exclusividade e importância de cada consumidor de ABSOLUT em todo o mundo. Lindas, não? Uma coleção, por favor!
fonte: http://marketingnacozinha.com.br/

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Wikibier Festival

O Wikibier Festival terá sua segunda edição neste sábado, dia 1º de setembro, reunindo em Curitiba 120 rótulos de cerveja, entre nacionais, importadas e muitas exclusividades. Depois da grande repercussão no ano passado, o evento retorna com novidades como estrutura ampliada, venda antecipada de fichas para consumo e mais opções na área de alimentação. Será realizado no espaço Contorno da Bola Eventos – que fica na BR 277, km 98, a três quilômetros do Parque Barigui.

O evento terá ainda shows com cinco bandas e barracas com comidas que poderão ser harmonizadas com cervejas. O Chef Ricardo Teruchkin vai assinar a gastronomia de quatro destas barracas deste espaço gourmet, voltado ao saboroso “casamento” entre pratos e cervejas. O tema será “Baixa Gastronomia com toques gurmet”, como ele define. “Apresentaremos petiscos e pratos rápidos tradicionais de boteco, de vários países, com um toque de alta gastronomia”, resume. Para cada prato, serão indicadas sugestões de cervejas para serem harmonizadas.

O chef Ricardo Teruchkin iniciou sua carreira na Espanha. Depois trabalhou também em Nova York. De volta ao Brasil, foi o responsável pela gastronomia da Villa de Caras, em Gramado (RS), por dois anos. Em Curitiba, é conhecido pela assessoria gastronômica realizada no Gonzales y Garcia.

Ao todo, vão ser cinco barraquinhas com a assinatura de Teruchkin no evento. São quatro com salgados: papas bravas (batatas fritas ao estilo espanhol, com diferentes molhos), bolinho de bacalhau, sanduíches como pancho (cachorro quente uruguaio) e de mortadela, e a exótica jambalaya (prato típico da região de New Orleans, Estados Unidos, que traz arroz bem condimentado com linguiça, bacon, camarão e páprica. Para sobremesa, o chef traz uma receita de mousse de chocolate. Para cada um dos pratos, o chef dará sugestões de cervfejas para harmonização.

CERVEJAS ESPECIAIS

A seleção do Wikibier trará os mais variados estilos de cerveja, dentro das duas grandes famílias – as cervejas tipo Ale e as Lager. No total, vão participar mais de 25 cervejarias, entre brasileiras e internacionais, além dos home brewers (cervejeiros artesanais caseiros). Este elenco será responsável por trazer mais de 120 rótulos diferentes. Entre eles, muitos serão degustados pela primeira vez em Curitiba.

Entre os convidados internacionais, o Wikibier Festival terá a presença do cervejeiro dinamarquês Mikkel Borg Bjergso.

Mikkel Borg Bjergso, que assina as cervejas Mikkeller, é uma das grandes estrelas mundiais do universo cervejeiro. Atualmente ele exporta suas criações para mais de 40 países, e é aclamado como um dos mais inovadores produtores em atividade. Elabora muitas de suas cervejas de forma colaborativa com outras micro cervejarias da Europa e Estados Unidos. Além disso, faz rótulos exclusivos para muitos restaurantes estrelados da Dinamarca. Há dois anos lançou o Mikkeller Bar, no centro de Copenhague, onde oferece suas bebidas e também de outras marcas.

A confraternização entre produtores e “bebedores” também é um ingrediente importante. Nas barraquinhas, estas duas pontas do universo cervejeiro poderão se encontrar e trocar idéias.

SHOWS

A programação musical do Wikibier Festival, que une cultura cervejeira e música, terá cinco atrações, numa mistura de estilos. Vão se apresentar, nesta ordem, Confraria da Costa, Uh La La, O Lendário Chucrobillyman, Klezmorim e Gente Boa da Melhor Qualidade.

WIKIBIER FESTIVAL

DATA: Dia 1 de setembro de 2012 – Sábado
HORA: das 11 às 23h
LOCAL: Contorno da Bola Eventos – BR 277 – KM 98 – A 3 KM DO PARQUE BARIGUI
Ingressos e informações:
www.wikibierfestival.com.br

http://wikibierfestival.com.br/


Heineken Cube



Depois da cerveja redonda, uma cerveja quadrada, literalmente. A Heineken Cube é projeto do designer francês Petit Romain, que criou o conceito de uma garrafa achatada, em formato de cubo, para otimizar o espaco de armazenamento. Colocaria ela na estante do bar, com certeza. Para mim está de ótimo tamanho.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Brasil é o primeiro país a proibir o uso de aromatizantes nos cigarros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem, por unanimidade, pela proibição do uso de flavorizantes e aromatizantes nos cigarros comercializados no Brasil. Com isso, o país será o primeiro do mundo a banir a adição do mentol em seus produtos derivados do tabaco. Dados do setor fumígeno indicam que, atualmente, o cigarro mentolado corresponde a 3% do mercado nacional.
A resolução aprovada ontem também proíbe o uso do cravo e de sabores característicos, como baunilha, morango, cereja, chocolate, café, abacaxi e canela, entre outros. Os fabricantes terão 18 meses a partir da publicação da norma no Diário Oficial da União, que deve acontecer nos próximos três dias, para retirar do mercado nacional todos os cigarros com sabor. No caso de outros derivados de tabaco, como fumos para cachimbos, narguilé e cigarrilhas, serão 24 meses.


De acordo com a Anvisa, das 219 marcas de cigarro registradas no sistema da agência, 40 têm sabor. Em manifesto apresentado na semana passada por representantes tabagistas, a indústria se colocou a favor da proibição de aditivos com sabor de frutas ou adocicados, porém, defendeu a manutenção do cravo e do mentol. Segundo os representantes, os dois são ingredientes tradicionais no mercado e não há comprovação científica de que essas substâncias são mais nocivas. Para o diretor da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Galant, as medidas restritivas afetarão consideravelmente o setor.

Fonte: Correio Braziliense
fonte: http://www.abrasel.com.br/index.php/component/content/article/7-noticias/1206-140312-brasil-e-o-primeiro-pais-a-proibir-o-uso-de-aromatizantes-nos-cigarros.html

segunda-feira, 5 de março de 2012

Uma sobremesa engraçada!!

O restaurante Alinea de Chicago nada mais é do que o  6º melhor restaurante do mundo e o melhor dos EUA, ponto. Pra quem nunca ouviu falar, o Alinea é mais do que um restaurante, ele se propõe a oferecer não apenas uma boa comida, mas fazer com que as pessoas saiam de lá com a sensação de ter assistido à melhor apresentação artística de suas vidas. Quer um exemplo? A nova sobremesa deles, é um balão de hélio comestível. O balão é feito com uma espécie de massa, e o cordão que o sustenta é de maçã desidratada. Assista o video
http://www.youtube.com/watch?v=cGMCmbLq2qs&feature=player_embedded

Fonte: http://marketingnacozinha.com.br/page/2/

sexta-feira, 2 de março de 2012

Hambúrguer artificial vai ser lançado neste ano, diz cientista holandês

O primeiro bife (ou hambúrguer) de carne artificial deve estar pronto em até um ano, de acordo com pesquisadores que revelaram dados sobre a inusitada meta em um dos maiores congressos científicos do mundo.

Resta saber quem conseguirá o feito. Houve até troca de farpas entre grupos concorrentes de biólogos durante uma apresentação conjunta na reunião da AAAS (Associação Americana para o Progresso da Ciência) em Vancouver, no Canadá.

Mark Post, pesquisador da Universidade Maastricht, na Holanda, saiu na frente, pelo menos no quesito atenção midiática, e afirmou ao jornal "Financial Times" que deve apresentar o primeiro hambúrguer de laboratório em agosto deste ano.

Em uma entrevista à imprensa após a declaração, porém, Post admitiu que ainda não provou o produto, feito pelo cultivo de células-tronco, de uma maneira similar à empregada com essas células para fins médicos.

"Ainda não conseguimos obter material suficiente para ser cozido", afirmou ele.

A afirmação deu margem para que Patrick Brown, da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford (EUA), criticasse o colega.

"Com todo o respeito pelo trabalho do Mark [Post], eu acho que o uso de células-tronco não é uma alternativa viável economicamente."

Brown afirmou que seu grupo trabalha com um método muito melhor, mais eficiente e barato. "Sim, já provei meu produto. E ele tem um gosto muito bom", disse.

Como essa suposta carne artificial revolucionária é feita, no entanto, ele não quis dizer. Brown se limitou a afirmar que é feita uma espécie de engenharia reversa da proteína e gordura animal.

VERSÃO 2.0

"Nós pensamos nas características que a carne tem e que nós queremos reproduzir. A partir daí, procuramos maneiras alternativas de desenvolvê-las em laboratório, de um modo mais eficiente."

O objetivo da carne artificial, dizem os cientistas, não é atingir o público vegetariano, mas sim os "adoradores de carne". Eles procuram criar uma alternativa com bom preço, sabor agradável e valor nutricional compatível com o da carne natural.

Tanto Brown quanto Post classificaram a criação de animais para a produção de carne como obsoleta e inimiga do ambiente. Um quinto das emissões globais de gases do efeito estufa está ligado à prática, que também consome muita água.

"É uma maneira muito ineficiente de transformar vegetais em proteína. Só aproveita 15%. Em laboratório, nós podemos mais", disse Brown.

Ambos os cientistas se recusaram a revelar quem financia suas pesquisas, mas sinalizaram que há empresas de tecnologia envolvidas.

Fonte: http://www.abrasel.com.br/index.php/component/content/article/7-noticias/1168-010312-hamburguer-artificial-vai-ser-lancado-neste-ano-diz-cientista-holandes.html

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

No ringue: Lacta versus Nestlé























Nesta Páscoa, celebrada em 8 de abril, A Kraft e a Nestlé partirão literalmente para o ringue de chocolate para abocanhar participação de mercado
De um lado do ringue está o Ovo Kit Kate o Ovo Suflair de Colher, da Nestlé. De outro surge o Ovo Lacta 100 anos, um 3em 1 que reúne cinco sabores históricos como Sonho de Valsa e Diamante Negro. Isso sem falar na invenção dos Ovinhos Halls, da Kraft. Líder na venda de ovos de chocolate com 37% de participação em volume segundo a Nielsen, a Lacta vai distribuir 27 milhões de ovos neste ano, dois milhões a mais que em 2011. "Estamos investindo 70% a mais em marketing nesta Páscoa que na anterior", garante Mariana Perota, gerente de marketing de Páscoa da Kraft.

Já a Nestlé, que é vice-líder de Páscoa com 23% de participação, vai produzir 17 milhões de ovos, 5% a mais que em2011. A Nestlé vai utilizar o astro Justin Bieber para alavancar as vendas. O chocolate virá acompanhado de uma foto autografada pelo cantor, além de um código para os fãs baixarem uma música pela internet.

Fonte: Brasil Econômico
fonte: http://www.alimentacaoforadolar.com.br/noticias.asp?act=showOne&idnoticia=3266

sábado, 25 de fevereiro de 2012

AB Inbev avalia recomprar a StarBev

Pesos pesados do mercado de cerveja, como a Anheuser-Busch InBev NV, que estão em busca de operações para comprar em países de alto crescimento, avaliam a possibilidade de compra da produtora da lager tcheca Staropramen, cujo valor poderia chegar a US$ 3 bilhões, segundo fontes a par da situação.

A CVC Capital Partners - dona da cervejaria, chamada StarBev, desde dezembro de 2009, quando a comprou da Anheuser - foi contatada por vários interessados na compra da empresa desde o fim de 2011, segundo as fontes. O processo está nos estágios iniciais e poderia não resultar em uma venda.

Além da Anheuser, outras cervejarias poderiam ao menos avaliar as operações da StarBev, como a SABMiller PLC, Carlsberg e Heineken, a Molson Coors Brewing, a japonesa Asahi e, possivelmente, outras empresas de investimentos em participações. A Anheuser tem o direito de fazer a "primeira oferta", mas não está claro que tipo de vantagem isso lhe daria, caso de fato decida preparar uma proposta pela empresa.
A StarBev, como foi renomeada pela CVC, consiste nas antigas operações da Anheuser na Europa Central e Leste Europeu. Opera em nove países, entre os quais a Bósnia, Bulgária, Croácia e República Tcheca, onde fica sua sede. Comercializa várias cervejas menos conhecidas no Ocidente, como a Bergenbier e Borsodi, além da Staropramen, marca internacional vendida em mais de 30 países. A StarBev também tem direito para produzir ou distribuir marcas da Anheuser, como a Beck's, Hoegaarden, Lowenbrau e Stella Artois.

Embora as atividades da empresa tenham sido afetadas pela desaceleração econômica nos países do Leste Europeu, como resultado da crise da dívida europeia, as perspectivas de crescimento de longo prazo das economias em desenvolvimento no Leste Europeu são consideradas excelentes. Além disso, há um combinação de poucas operações disponíveis para venda no mercado mundial de cerveja e de várias grandes cervejarias internacionais cheias de caixa. A Anheuser, por exemplo, tinha US$ 4,5 bilhões em junho.

Outro acordo em possível andamento envolve a cervejaria chinesa Kingway Brewery Holdings Ltd., segundo fontes a par do assunto disseram recentemente. Entre as várias compradoras interessadas estariam a Anheuser e a Tsingtao Brewery.

As empresas de investimentos em participações costumam ficar com as empresas que compram entre três e cinco anos, portanto uma venda agora da StarBev significaria que a CVC conseguiu uma rápida recuperação das operações e evidenciaria o grau de interesse estratégico na cervejaria.

O acordo entre a Anheuser e a CVC em 2009 foi complicado. A CVC, na época, considerou o valor empresarial da StarBev em US$ 2,23 bilhões, sendo US$ 1,62 bilhão em dinheiro e US$ 448 milhões em obrigações de pagamentos posteriores. O acordo também incluiu um pagamento condicional de até US$ 800 milhões, embora não esteja claro como isso entraria em qualquer nova venda. Embora seja incerto quanto a StarBev poderia valer, uma fonte diz que provavelmente seria mais do que a CVC pagou pelas operações.
A Anheuser colocou suas operações no Leste Europeu à venda logo depois de a InBev ter comprado a Anheuser-Busch por US$ 52 bilhões no fim de 2008, compra que carregou a empresa com US$ 45 bilhões em dívidas logo quando os mercados financeiros mundiais desabavam com a quebra do Lehman Brothers. O acordo com a CVC foi parte de uma série de venda de operações que também incluiu a Oriental Brewery, da Coreia do Sul, por US$ 1,8 bilhão, para a empresa de investimentos em participações Kohlberg Kravis Roberts & Co. A Anheuser também manteve o direito de recomprá-la posteriormente. Não está claro se e quando a Anheuser poderia querer recomprar a Oriental Brewery.
Crescimento tímido do mercado estimula aquisições
A venda de cerveja no mundo praticamente patina, mesmo em mercados emergentes como o Brasil. Em 2011, segundo a Euromonitor, o consumo mundial da bebida cresceu 7% em valor, atingindo vendas de US$ 617,5 bilhões, e subiu só 2% em volume. No Brasil, o consumo em litros subiu 4%, o dobro da média mundial, mas ainda assim um índice tímido, enquanto o faturamento saltou 22%, para R$ 75,2 bilhões.

Nesse cenário, só restam duas opções às grandes cervejarias: crescer agregando valor ao produto - estratégia limitada nos mercados emergentes, por conta do tíquete médio mais baixo - ou via aquisições. Essa segunda via vem sendo analisada com atenção por empresas globais como AB Inbev, Heineken, Carlsberg, SAB Miller e Kirin. Todos esses estão interessados na Starbev, segundo "The Wall Street Journal" e a "Bloomberg".

Praticamente desconhecida no Brasil, a Starbev é uma das principais cervejarias do Leste Europeu e Europa Central. Com a AB Inbev, já mantém uma relação comercial, uma vez que a empresa se responsabiliza pela produção e distribuição da marca Stella Artois nos países onde atua. Em se tratando do próprio portfólio, a Starbev aposta na Staropramen, a marca mais vendida em Praga, sede da Starbev, que quer tornar o produto global.

Também constam do mix da cervejaria as marcas Bergenbier, Borsodi, Jelen, Kamenitza, Niksicko e Ozujsko. A Starbev tem operações na Bósnia, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Hungria, Montenegro, Romênia, Sérvia e Eslováquia. O faturamento anual da cervejaria gira em torno dos € 700 milhões. Comandada pelo executivo Alain Beyens, a empresa tem 4 mil funcionários.

Fonte: Valor Econômico

Heineken faz oferta por cervejaria Petrópolis

Não foram fornecidos detalhes financeiros nem o preço do negócio

A Heineken, a terceira maior cervejaria do mundo, fez um lance pela brasileira Petrópolis, disse o jornal holandês Het Financieele Dagblad nesta segunda-feira, citando fontes não identificadas de um jornal brasileiro no final de semana.

Não foram fornecidos detalhes financeiros nem o preço do negócio.

A Heineken recentemente anunciou lucros melhores do que o esperado no quarto trimestre e disse que esperava crescer nos mercados emergentes e aumentar a receita nos desenvolvidos com as marcas premium.
Fonte: Exame
fonte: http://www.abrasel.com.br/index.php/component/content/article/7-noticias/1153-240212-heineken-faz-oferta-por-cervejaria-petropolis.html

Refrigerante menos calórico é estratégia da PepsiCo contra a crise

Uma nova versão com menos açúcar da Pepsi-Cola deve chegar às prateleiras dos Estados Unidos até o fim de março. No ano passado, a bebida foi lançada em fase de teste em alguns supermercados dos estados de Iowa e Wisconsin. As informações são da "Associated Press".

Com gosto similar e 60 calorias por lata – metade do refrigerante tradicional -, a Pepsi Next é a nova aposta da PepsiCo, que nos últimos anos tem enfrentado dificuldades para ganhar espaço ao redor do mundo.

Agora, uma das metas da CEO Indra Nooyi é triplicar as vendas dos produtos saudáveis, como Gatorade, Tropicana e Quaker e alcançar US$ 30 bilhões ao final da década ao redor do mundo.

Mesmo as bebidas menos calóricas enfrentam dificuldades para conquistar mercado, destaca a Associated Press, citando dois casos de produtos light que não fizeram sucesso e alguns anos depois do lançamento foram retirados das prateleiras: o C2, da Coca-Cola, em 2001, e a Pepsi Edge, de 2004.

Em 8 de novembro de 2011, a PepsiCo informou o mercado de que iria rever os planos para 2012 por causa do aumento dos custos e a estagnação da venda de bebidas na América do Norte.

No dia 9 de fevereiro, quando divulgou os resultados do quarto trimestre de 2011, a companhia fez um anúncio sobre o aumento de US$ 500 milhões a US$ 600 milhões em investimentos na área de marketing da Pepsi Cola. Neste dia, a empresa avisou que planeja demitir 8.700 funcionários em 30 países, ação que faz parte de uma estratégia de corte de gastos para economizar US$ 1,5 bilhão até 2014.

De acordo com a Bloomberg, nos últimos cinco anos – durante a gestão de Indra - as ações da PepsiCo caíram 2%, enquanto as da Coca-Cola subiram mais de 50%.

A PepsiCo possui 22 linhas diferentes de produtos, que geram mais de US$ 1 bilhão em vendas no varejo cada. A receita líquida da empresa supera os US$ 65 bilhões. Algumas marcas do portfólio da empresa são Quaker, Tropicana, Gatorade, Frito-Lay e Pepsi Cola.

Fonte: Valor Econômico
fonte: http://www.abrasel.com.br/index.php/component/content/article/7-noticias/1154-240212-refrigerante-menos-calorico-e-estrategia-da-pepsico-contra-a-crise.html

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Brasil Sabor, o maior festival gastrnômico do planeta com pelo menos 80 restaurantes em Santa Catarina


O maior festival gastronômico do planeta já tem data marcada para 2012: será de 3 de maio a 3 de junho

Organizado pela Abrasel, com apoio do Sebrae, o Brasil Sabor 2012 chega com sucesso em sua sétima edição. Consolidado como o maior festival gastronômico do Brasil, neste ano o evento pretende contemplar 10 cidades, com pelo menos 80 restaurantes em Santa Catarina.

Na edição passada, 59 estabelecimentos catarinenses participaram do evento, que ocorre concomitantemente em todos os estados do País. No Brasil, mais de mil estabelecimentos (em mais de 200 cidades) marcaram presença no evento. Para esta edição, o Brasil Sabor mantém atrações que já conquistaram o público, como a Arena Gastronômica – que ocorre de 15 a 27 de maio, no vão central do Beiramar Shopping. “O objetivo do festival é celebrar a diversidade gastronômica do Brasil. E por isso mantemos aqueles ingredientes que dão certo e valorizam as tradições regionais”, afirma o presidente da Abrasel SC, Fábio Queiroz. Durante o evento, os estabelecimentos inscritos servem, no próprio restaurante, um prato que represente a cultura e os hábitos locais.

Também permanece, em 2012, a promoção 50% de desconto, em que os restaurantes oferecem os pratos do festival pela metade do preço em, pelo menos, dois dias da semana. O resultado é que todos saem ganhando: os apreciadores da boa gastronomia têm a chance de experimentar sabores novos e os associados da Abrasel ganham novos clientes e projeção fora de temporada. “A publicidade gratuita, como os banners e encartes produzidos pela Abrasel, o Guia de Restaurantes do Brasil Sabor e o livro O Segredo dos Chefs, com fotos e receitas são ótimos cartões de visita para os participantes”, ressalta o presidente. Para o evento, a Abrasel terá parceria de mídia com o Grupo RBS, que contempla 750 spots de rádio, anúncio e encarte no jornal Diário Catarinense e publicidade nos sites da empresa. Além disso, o evento terá bandeirolas na Avenida Beira-Mar Norte.

A cerimônia de abertura do evento será no dia 3 de maio, no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina (ACM), em parceria com o Styllu’s Buffet. As inscrições podem ser feitas de 13 de fevereiro a 9 de março com 10% de desconto, e de 10 a 30 com o valor integral. A taxa de adesão é de R$ 600. Mais informações no escritório da Abrasel SC, pelo telefone (48) 3222-7922 ou pelo e-mail secretariasc@abrasel.com.br.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Resolução da Anvisa mantém veto a cigarro com sabor e libera açúcar


Está pronta a nova versão da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe o uso de produtos como canela, menta e cravo nos cigarros consumidos no Brasil. O texto, que será distribuído hoje (06) aos diretores para análise, mantém o veto à adição de produtos ao tabaco, mas abre exceção para o açúcar. Ele poderá ser usado, por pelo menos mais um ano, quando o assunto será retomado.

A proposta também estabelece um prazo para interrupção da fabricação e comercialização dos cigarros com demais aditivos. A minuta da nova resolução deverá ser votada em breve pela Anvisa. O diretor da agência, José Agenor Álvares da Silva, quer que o assunto seja incluído na reunião pública marcada para dia 14. "É um tema de grande interesse. É importante garantir a transparência", disse.

A versão que será discutida é mais branda que o texto original, colocado em consulta pública em novembro de 2010. A primeira proposta previa a retirada de todos aditivos, incluindo o açúcar. A sugestão seguia os princípios da Convenção Quadro do Tabaco, um acordo internacional com regras para prevenção e combate ao tabagismo do qual o Brasil é signatário.


Atração
A adição de produtos como chocolate, baunilha ou menta, afirmam especialistas, é uma das principais estratégias da indústria para incentivar o jovem a experimentar o cigarro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem cigarros com sabor. Mesmo sendo um compromisso do País, a proposta provocou uma ruidosa reação da indústria do tabaco.
O setor argumentava que a restrição colocaria em risco a subsistência de famílias que se dedicam à cultura de um tipo de fumo, o Burley. A justificativa era a de que esse fumo, durante o processo de secagem, perde grande quantidade de açúcar e a adição seria apenas uma estratégia para garantir o sabor perdido. "Não se trata de um recuo. Apenas ouvimos as sugestões apresentadas na consulta pública e fizemos alguns ajustes", disse Álvares da Silva, da Anvisa.

Prazo
A proposta do diretor da Anvisa é que o assunto seja avaliado por um grupo de trabalho durante um ano. Terminado este prazo, a adição do açúcar seria novamente debatida. "Não queremos prejudicar os agricultores. Com esse prazo estendido, todas alternativas serão debatidas com cautela." A minuta apresentada hoje aos diretores é fruto de várias discussões feitas por uma equipe técnica da Anvisa. Junto com a proposta de um novo texto da resolução, será encaminhado o relatório técnico - com subsídios para que diretores tomem a decisão no dia da votação.

Na Anvisa, há registro de cinco marcas de fumo Burley que dispensam a adição de açúcar. "Um sinal de que a tecnologia existe. Mas é preciso verificar como isso pode ser aplicado." De 2007 a 2010, o número de marcas de cigarros com sabor cadastrados na Anvisa passou de 21 para 40.

Fonte: O Estado de S.Paulo