Depois de conferir a programação ao lado, você vai querer correr para o Grand Hyatt São Paulo. Mas tenha paciência, porque ainda faltam 29 dias para o início do Paladar – Cozinha do Brasil.
Enquanto vai riscando os dias no calendário, comece a se preparar para participar do maior evento dedicado à gastronomia brasileira. Durante três dias – de 29 a 31 de julho -, a cozinha do País será celebrada com todas as suas caras, sabores, saberes e personagens.
De Alex Atala a Thiago Castanho, passando por chefs de várias regiões, além de convidados internacionais, todos estarão reunidos para cozinhar, mostrar pratos, técnicas, investigar, provar, conversar e, é claro, oferecer sua comida. A programação inclui 35 workshops, 10 palestras e 11 degustações.
A tradição e as raízes culinárias do País serão investigadas a fundo. Cuscuz paulista, moqueca capixaba, doces de Goiás, tucupi do Norte e os ingredientes do Cerrado serão tratados sob uma ótica muito particular. A cozinha caipira? Aparece de duas maneiras. Será revisitada por Janaína e Jefferson Rueda e também tema do workshop de Heloisa Bacellar, que faz farofa, paçoca e carne em lata. Carla Pernambuco e Nilo Bulgarelli falam de Alagoas e do Litoral Norte. O tema escolhido? A combinação de méis e peixes de São Miguel dos Milagres.
Diversidade. O evento celebra a diversidade dos ingredientes brasileiros e de biomas, desta vez com especial atenção à Região Sul. A cozinha gaúcha será revista por Carla Tellini.
Está mais interessado na cozinha moderna? Felipe Ribenboim e Gabriel Broide comandam um workshop sobre a cozinha brasileira de vanguarda. Ou você estava pensando em pós-vanguarda? Se for esse o caso, não perca a aula sobre a mesa brasileira de 2020, com o ambientalista e gourmet Roberto Smeraldi e o chef José Barattino. A dupla é especialista em ingredientes sustentáveis, quer dizer, cultivados ou coletados dentro de padrões ambientalmente saudáveis e socialmente corretos. Tema importante que o Paladar – Cozinha do Brasil faz questão de incluir na programação todos os anos, de diferentes maneiras.
Nada de amargo (2009) nem pé de galinha (2010), temas de aulas nos anos anteriores – desta vez, o trio Ana Soares, Mara Salles e Neide Rigo vai falar sobre invólucros… Edinho Engel vem da Bahia trazendo mil e um feijões na bagagem. Vai cozinhar vários tipos de feijão usando diferentes métodos.
A chef Helena Rizzo neste ano escolheu trabalhar com tubérculos, não por acaso seu workshop foi intitulado de tubérculos ao cubo. Mandioquinha, beterraba e mandioca, em três versões.
O italiano Salvatore Loi e Silvia Jeha vão mostrar como se faz para nacionalizar o pesto, numa aula que mistura o cultivo de ervas e o preparo do molho.
Lições de carne sobre a grelha? Belarmino Iglesias Filho faz palestra sobre o tema com o chef Benny Novak. As especificações, o mercado e a padronização da carne brasileira são tema de dois outros especialistas no assunto: Marcos Bassi (do Templo da Carne)e Sylvio Lazzarini (do Varanda Grill).
Nesta edição, o Paladar – Cozinha do Brasil vai tirar você da sala de aula para um passeio comandado pela nutricionista Neide Rigo. O destino? Ruas paulistanas que escondem ervas, frutas, temperos e outras comidas. Esse tipo de “selvageria” está se tornando cada vez mais popular pelo mundo e tem entre seus praticantes mais famosos o dinamarquês René Redzepi, chef do Noma, o restaurante número 1 do mundo. Vai garimpar na selva paulistana com a nutricionista Neide Rigo? O grupo sairá do Grand Hyatt numa van. Reserve seu lugar – e não esqueça a máquina fotográfica.
Bebidas.Quem gosta de bebida terá muito que fazer no evento, entre coquetéis, cervejas, vinhos, cachaça e café. O bartender Fábio Dias fará drinques clássicos, com ingredientes brasileiros.
O especialista em cervejas do Paladar, Roberto Fonseca, comanda uma prova de cervejas produzida apenas por mulheres. Ele faz ainda outra degustação, que na prática se transformará em desafio: vai sentar à mesa com o sommelier Manoel Beato e disputar, petisco a petisco, para ver se comida de boteco combina mais com cerveja ou vinho.
A cachaça será apresentada de maneira inédita: combinada com queijos mineiros. A prova vai reunir o sommelier Manoel Beato e o cachacier Maurício Maia. Em outra degustação da bebida, você vai conhecer cachaças fora do eixo de produção convencional.
O vinho brasileiro, é claro, estará bem representado durante todos os dias do encontro: o Chardonnay Pizzato será provado em diferentes safras pela própria produtora, Jane Pizzato. O Salton Talento e o Dal Pizzol também vão ser postos à prova. Você vai conhecer as particularidades do Cabernet Sauvignon de diferentes terroirs do Brasil. Uvas estranhas? Estarão na degustação conduzida por José Luiz Pagliari.
Onde o vinho se encontra com o café? Na palestra do coffee hunter Ensei Neto, que vai mostrar sabores comuns às duas bebidas. Em outra prova, mostra o café de diferentes lugares do País. Agora, se você nunca provou um café da manhã sertanejo, vai poder fazer isso em alto estilo: oferecido por Rodrigo Oliveira, com tudo a que tem direito.
Confira a programação: http://paladardobrasil.com.br/programacao/sexta-29-de-julho-2/
Chefs e Palestrantes : http://paladardobrasil.com.br/chefs-e-palestrantes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário