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Essa grande repercussão da cultura vegetariana se deve, principalmente, a difusão de informações sobre o tema e, também, às campanhas que incentivam o consumo de produtos naturais e orgânicos, como, por exemplo, a “Segunda-Feira Sem Carne”, lançada pelo ex-Beatle Paul McCartney, na Grã-Bretanha. Para o analista de mídias sociais Danilo Correia, de 27 anos, o vegetarianismo pode ser tratado como um projeto de vida. “Desde a adolescência vivi experiências com o vegetarianismo. Esse sempre foi o meu projeto de vida, mas vivendo com a família, carnívoros ao extremo, ficava difícil resistir e até mesmo ter autonomia suficiente para dizer não. Assim, desde que passei a viver sozinho encarei o desafio, não porque amo os animais e nem por erguer a bandeira do vegetarianismo como um ideal humanitário, mas simplesmente como um desafio pessoal visando uma vida mais saudável”, explica.
Mesmo com a abertura de um grande mercado, potencializado pelo interesse do público consumidor, as principais cidades brasileiras ainda sofrem com o déficit de empreendimentos gastronômicos que ofereçam opções diferenciadas para os vegetarianos. “É pertinente que nas maiores cidades do país existam mais estabelecimentos voltados para esse público, mas em geral, a única coisa que realmente afeta o mercado vegetariano são as grandes redes. Mesmo assim, no caso dos restaurantes direcionados aos vegetarianos, o custo costuma ser bem mais elevado. Ser vegetariano tem seu preço e são poucos os estabelecimentos que se propõem a atender só este público, e menos ainda os que conferem um preço justo, mesmo tratando-se de um público diferenciado”, lamenta Danilo.
Na capital paranaense, por exemplo, o Restaurante Manu (www.restaurantemanu.com.br), comandado pela premiada chef Manu Buffara, aposta em opções saudáveis, saborosas e que atendam o público vegetariano. Para a proprietária do empreendimento, a gastronomia vegetariana exige cuidados especiais. “A cozinha vegetariana ainda é um grande desafio para a maioria dos profissionais, pois engloba diversos fatores, entre eles a técnica; a escolha correta dos produtos; a criatividade para criar algo inusitado e surpreendente; e a sensibilidade para entender toda a expectativa desse cliente tão especial”, explica Manu.
Mesmo com todas as peculiaridades e com a grande divulgação dos benefícios gerados pelo vegetarianismo, entre eles o combate à obesidade e diversas outras doenças, a profissional acredita que o Brasil não está preparado para atender a demanda do público vegetariano. “Os empresários brasileiros, envolvidos com o segmento da gastronomia, devem valorizar mais essa importante parcela do mercado consumidor. São pouquíssimos os restaurantes que trabalham com pratos vegetarianos no cardápio. Para piorar, muitos dos empreendimentos que trabalham com essa opção acabam oferecendo pratos comuns e sem atrativos, desmotivando os clientes. Faltam criatividade e carinho na hora de atender esse público”, comenta.
Além de trabalhar com preparos criativos e saborosos, entre eles o “ovo pochet”, o “consome de cogumelos” e a “pupunha e suas salsas”; Manu Buffara aposta em produtos orgânicos para conquistar os vegetarianos. Para a chef, adotando esse conceito ela consegue mostrar o papel da alimentação como forma de interação direta e harmoniosa do homem com a natureza. Conhecida no Estado do Paraná como uma das pioneiras e maiores incentivadoras da utilização de orgânicos nos restaurantes paranaenses, a profissional acredita que os produtos isentos de agrotóxicos irão revolucionar a gastronomia brasileira. “Os alimentos orgânicos promovem o redescobrimento de uma gastronomia muito mais prazerosa, possibilitando um contato direto com a natureza e a descoberta de novos sabores aliados ao conhecimento da sua origem”, completa.
fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=23476&op=gastronomia
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