quinta-feira, 30 de junho de 2011

Johnnie Walker é vendida na China em garrafas que imitam porcelana

Garrafas da marca Johnnie Walker, em edição comemorativa que homenageia a porcelana chinesa. (Foto: Divulgação)        
Para firmar a identidade do povo chinês com a Johnnie Walker, a agência de propaganda LOVE propôs à marca de uísque uma edição comemorativa exclusiva. Apenas em Xangai, a bebida está sendo vendida em garrafas que imitam as famosas porcelanas chinesas.

fonte:  http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI245390-17180,00-JOHNNIE+WALKER+E+VENDIDA+NA+CHINA+EM+GARRAFAS+QUE+IMITAM+PORCELANA.html

Aplicativo para iPhone determina a proporção de homens e mulheres em bares

Os solteiros podem comemorar! A start-up americana de software SceneTap criou um aplicativo para iPhone capaz de determinar a proporção de homens e mulheres que estão em um determinado bar ou balada.

Para participar, os estabelecimentos interessados devem estar cadastrados no sistema da empresa, que é responsável por instalar câmeras de identificação facial na entrada das casas noturnas. Os aparelhos realizam uma contagem em tempo real do número de mulheres e homens que entram nos bares.


O presidente executivo da companhia, Cole Harper, 27 anos, afirma que o sistema não identifica as pessoas, apenas seus sexos, evitando problemas como assaltos e sequestros.


Segundo informações do jornal Daily Mail, até o momento, cerca de 200 bares dos Estados Unidos já fazem parte da rede de cadastrados do aplicativo, sendo que 50 deles estão localizados em Chicago, cidade-sede da SceneTap
 



fonte
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI245229-17180,00-APLICATIVO+PARA+IPHONE+DETERMINA+A+PROPORCAO+DE+HOMENS+E+MULHERES+EM+BARES.html

Serra Catarinense investe no setor turístico para se tornar o melhor destino no inverno

Basta os termômetros descerem para a marca de um dígito para que pessoas subam a Serra em busca do frio. Mas a região tem mais do que baixas temperaturas. Cânions, mirantes, cachoeiras e gastronomia podem surpreender o turista
Com belas paisagens naturais, plantações de pêras e maçãs abertas à visitação, construções históricas e gastronomia típica, a Serra Catarinense tem potencial para ser um importante destino turístico no inverno. Atenta a seus atributos, a região passou a investir, nos últimos anos, em melhorias para receber o turista e competir com outros locais semelhantes, como a Serra Gaúcha.
O desenvolvimento da região é discutido há mais de 50 anos, mas a primeira ação ocorreu apenas em 1998, quando a Associação Comercial Industrial de Lages (ACIL), em parceria com outras entidades da Serra, definiu um plano de ações para desenvolvimento. A Serra passou a ter maior representação em 2002, com a criação da Agência de Desenvolvimento da Serra Catarinense – AGESERRA – que elabora e articula projetos estratégicos.
Cidade indutora do turismo serrano, São Joaquim recebeu no ano passado o projeto Caminhos do Sabor, realizado pela Abrasel em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. A ação ocorreu, concomitantemente, em todo o País, em 65 destinos selecionados como indutores do turismo. Em agosto de 2010, a Abrasel realizou uma pesquisa de oferta e demanda na cidade, que ouviu moradores e turistas, contemplando diversas dimensões.
O atendimento dos estabelecimentos e a receptividade foram considerados excelentes por 100% dos turistas entrevistados. Também se destacaram entre os pontos positivos o clima frio e as riquezas naturais da região. Porém, caracterizar a gastronomia local como um atrativo foi a maior dificuldade. A Serra Catarinense oferece como produtos típicos a maçã, o pinhão, a truta e o frescal, porém o turista não percebe isso. Enquanto os moradores consideram o Festival da Maçã um dos principais atrativos, os turistas alegam não conhecer o evento. Um dos objetivos do Caminhos da Sabor é reverter esta situação, e fazer da gastronomia um dos principais atrativos da região.
Além da pesquisa, o projeto elaborou um plano de ações para o desenvolvimento da região, visando, entre outras coisas, a qualificação de multiplicadores para a melhoria do atendimento. “O turismo na Serra cresce a cada ano e os estabelecimentos precisam se adequar para melhor atender os turistas, que estão cada vez mais exigentes”, destaca o presidente da Abrasel SC, Fábio Queiroz.
Paralelamente, outros projetos estão em andamento para desenvolver a região. Em Urubici, o Conselho Municipal de Turismo estuda uma ação de parceria entre pousadas e restaurantes. O objetivo é que os hóspedes façam as refeições nos estabelecimentos da cidade, visto que as pousadas não oferecem este serviço. Marcelo Sabiá, sócio-proprietário do Canto do Sabiá e membro do Conselho, também destaca que estão planejadas ações para melhorar a infraestrutura nos pontos turísticos, especialmente daqueles que ficam em propriedades privadas. “O proprietário cobra R$ 2 para a visitação, mas não oferece nada ao turista, que reclama. Se cobrar R$ 7 e houver um banheiro limpo e um deck seguro, por exemplo, atenderia as necessidades do turista, que ficaria satisfeito”.
Por parte do governo do Estado, em 2009 foi lançado o Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – em São Joaquim. O objetivo era viabilizar o desenvolvimento sustentável da região por meio de estudos e projetos para direcionar políticas públicas e ações em infraestrutura turística. Dois anos depois do lançamento, o governo de Raimundo Colombo retomou o assunto no final de abril. Na ocasião, Elisa Santana de Liz, diretora da Secretaria de Estado do Turismo, afirmou que o governo estadual vai fornecer à cidade um planejamento turístico para ser aplicado nos próximos 10 anos.
O ponto mais ambicioso do Acorde é tornar a região o melhor destino turístico de inverno no Brasil. “Potencial, a Serra Catarinense tem. Se todas as iniciativas surtirem efeito, em alguns anos a região estará apta a competir com as serras Gaúcha e Paulista, e se consolidar no âmbito nacional como um dos melhores destinos”, alega Eliza Santana de Liz.

fonte: http://www.abraselsc.com.br/noticias/item/372

terça-feira, 28 de junho de 2011

Coca-Cola lança latas para comemorar seus 125 anos.

Para comemorar seus 125 anos, a Coca-Cola lançou uma coleção de latas criadas pelo artista plástico e ilustrador britânico James Jarvis. O artista elaborou seis desenhos bem humorados para edição especial, que a princípio será vendida em Hong Kong.

A agência Bulletproof também foi contratada para desenvolver uma linha de ilustrações que remetessem à história centenária da empresa. O resultado é uma linha de latas com imagens de garotas pin-ups lembrando as propagandas dos anos 1940 da empresa. Porém, a série só será lançada nos Estados Unidos e na Europa. Aqui no Brasil a criação ficou por conta do time global da Coca-Cola e adaptada pela OZ Design. 



fontes: 
http://guiadaembalagem.com.br/noticia_4036-coca+cola_lanca_latas_para_comemorar_seus_125_anos.htm


http://victorricione.blogspot.com/2011/05/coca-cola-lanca-embalagens.html

segunda-feira, 27 de junho de 2011

4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda


Os municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo terão, mais uma vez, valor agregado ao turismo de inverno através da iniciativa do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, que promove em julho de 2011 a 4ª edição da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. Além dos workshops com renomados chefs de cozinha, os restaurantes da Costa da Esmeralda receberão turistas e moradores com cardápios e preços especiais formando a Rota Gastronômica durante todo o mês de julho.

fonte: http://www.semanadegastronomia.com.br/

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Feira Nacional da Malha em Jaraguá do Sul segue até domingo

Os visitantes que forem à Arena também vão encontrar à venda outros produtos, entre eles calçados, cobertores, roupas íntimas e acessórios, como bolsas, óculos, relógios e bijouterias. Boa parte da mercadoria está sendo vendida com preços abaixo de mercado.

Serviço:
O quê: Feira Nacional da Malha
Quando: de quarta a domingo, das 14h às 22h
Onde: Arena Jaraguá
Custo: entrada franca

Garoto de 10 anos vira crítico gastronômico


Um pequeno norte-americano de 10 anos está fazendo muito sucesso em Baltimor, nos Estados Unidos, com uma atividade inusitada, principalmente para a sua idade. Eli Knauer é crítico gastronômico. Ele divulga suas opiniões em seu blog chamado Adventures of a Koodie.
O blog foi criado há um ano, mas o garoto já avaliou cerca de 50 restaurantes. Suas observações não se resumem apenas à comida. Knauer também avalia a receptividade do local à crianças, se o restaurante tem como manter as crianças entretidas e como é o cardápio voltado para crianças e o tamanho das refeições.
Como a maioria dos garotos de sua idade, Knauer adora um hamburguer e uma pizza. Em seu blog, ele costuma avaliar a viscosidade do queijo e a suculência da carne.

fonte: http://oestadopr.pron.com.br/mundo/noticias/27370/?noticia=garoto-de-10-anos-vira-critico-gastronomico

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mesa inteligente faz até café

Internet, geladeira, máquina de lavar louças e micro-ondas: tudo embutido na mesa de refeições. O móvel do futuro é quase um robô

A mesa inteligente tem diversas funções, como a de geladeira, micro-ondas
e máquina de lavar louças

Quando se aciona um botão, a superfície fica opaca escondendo o conteúdo dos compartimentos


Você se senta à mesa, abre um compartimento de geladeira embutido nela, pega a refeição e a coloca em outra divisão - que funciona como micro-ondas - para aquecê-la. Quando o dispositivo apita, avisando que a comida está na temperatura desejada, você apenas coloca o prato sobre o tampo e começa a saborear. Parece uma cena do desenho animado Os Jetsons¸ mas já é quase realidade. O designer Petr Kubik criou uma mesa conceitual que, além de ter acesso à internet, ainda possui geladeira, micro-ondas, torradeira, lava-louças e máquina de café. Ao toque de um botão, é possível cobrir a superfície transparente do móvel, deixando-a opaca. Assim, ninguém enxerga a comida armazenada nos compartimentos. Ótimo para receber visitas inesperadas.
Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI77466-16802,00-MESA+INTELIGENTE+FAZ+ATE+CAFE.html

Festival Gastronômico de Joinville oferece refeições completas a R$ 29,90

De 1º a 17 de julho, 20 restaurantes participam oferecendo pratos requintados com variações de sabor

Vinte e três novos cardápios chegam aos restaurantes especialmente para o Festival Gastronômico de Joinville, que ocorre de 1º a 17 de julho. Pratos requintados com variações de sabor, acompanhados de entrada e sobremesa, estarão disponíveis a um preço tentador.

Esta é a proposta do evento que deve se firmar no calendário gastronômico da cidade. Especialmente neste período, as refeições completas sugeridas pelos chefs de cozinha serão oferecidas a R$ 29,90 em mais de 20 estabelecimentos.

Em julho ocorre a versão inverno, mas o festival deve voltar em janeiro com uma proposta de pratos de verão. Cada casa aposta em uma nova receita, sempre condizente com o restante do cardápio do lugar. É praticamente a mesma proposta que rodou treze restaurantes no ano passado, visando oferecer uma refeição sofisticada a um preço acessível.

A mudança está na ausência da parceria com o curso de gastronomia da Univille, responsável pelo formato antigo, mais voltado à inserção dos alunos na rotina das cozinhas, tanto na elaboração dos pratos, quanto na preparação, e na seleção do melhor prato.

O conceito deu tão certo que a movimentação nesses restaurantes chamou a atenção de novos adeptos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) resolveu fixar o festival com foco na geração de público para as casas, o que não descarta uma outra edição com a parceria da Univille. Por enquanto, Anselmo Reynaud, coordenador da Câmara Setorial de Gastronomia, confirma as versões inverno e verão do evento.

— Estamos esperando um público de 50 mil pessoas durante os 16 dias — estima.

O preço único é o chamariz para os mais diversos tipos de paladares. Segundo Anselmo, as casas tiveram a liberdade para determinarem os investimentos com o cardápio.

— Cada restaurante e bar pôde escolher sua estratégia. E isso está relacionado também com o lucro — afirma.

O valor de R$ 29,90 é a única exigência do festival para os restaurantes e bares. Já para os clientes, basta escolher quais pratos agradam. Há opções de pratos frios, carnes, peixes e massas. A primeira edição do Festival Gastronômico de Joinville pretende alavancar o movimentos nos restaurantes, mas também deve servir de teste para muitos estabelecimentos.

— É a oportunidade das casas também testarem novas receitas. Alguns dos pratos podem até permanecerem no cardápio se conquistarem o público — afirma o coordenador da câmara setorial.

O QUÊ: Festival Gastronômico de Joinville.
QUANDO: de 1º a 17 de julho.
ONDE: 23 restaurantes da cidade.
QUANTO: entrada, prato principal e sobremesa a R$ 29,90.

fonte http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3360256.xml

por Wilian

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fotos da Nossa Feijoada



Fotos da feijoada nos dias 18 e 19 de Junho.

Feira do Livro de Jaraguá do Sul acontece de 30 de junho a 10 de julho

Foi realizado ontem à tarde, no Museu Weg, o lançamento oficial da 5ª edição da Feira do Livro, evento que inicia no dia 30 deste mês e se estende até 10 de julho, na Praça Ângelo Piazera.
A estrutura do evento, que ocupará 1,3 mil metros quadrados, já começou a ser montada. Serão 35 estandes divididos entre 13 expositores. Além da área destinada para as vendas e do espaço dedicado a oficinas, apresentações culturais e debates sobre literatura, este ano o evento traz a Jaraguá do Sul nomes consagrados da cultura nacional. Os principais destaques são o multiartista Arnaldo Antunes, as escritoras Eliana Martins - autora de mais de 50 livros para crianças e jovens - e Angela Lago – que escreve e ilustra livros infantis há mais de 20 anos, com prêmios no Brasil e exterior -, além da doutora em Filosofia, autora e ex-apresentadora do programa Saia Justa, do Canal GNT, Márcia Tiburi.
O escritor e editor Carlos Henrique Schroeder, idealizador do evento, ressalta que este ano a feira está voltada especialmente para o público infanto-juvenil. “Nosso objetivo é formar novas gerações de leitores e acreditamos que mais de 30 mil crianças e adolescentes de escolas de Jaraguá do Sul e região devem visitar a feira este ano”, diz Schroeder. O público total estimado é de 70 mil visitantes.
Elisângela Pezzutti
Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/cultura-e-variedades/feira-do-livro-de-jaragua-do-sul-acontece-de-30-de-junho-a-10-de-julho-6178236.html

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quer almoçar com menor preço e maior prazo? então venha fazer um convênio conosco!

Fazemos convênios apenas com pessoas jurídicas

Lasanha de Frango


Um dos pratos de nosso cardápio, a Lasanha de Frango, venha saborear ou faça a sua encomenda conosco!!!

Expo Brasil Chocolate reúne profissionais da gastronomia e moda

Uma parceria com o Senac resulta na idealização de um desfile inédito na capital paulista, com looks confeccionados a partir de chocolates.
A Expo Brasil Chocolate, pioneira no País em reunir toda a cadeia produtiva do chocolate (indústria, comércio e serviços), terá sua segunda edição entre os dias 30 de junho e 3 de julho trazendo uma parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) São Paulo. Alunos dos cursos de moda e gastronomia preparam a Fashion Chocolate Show, um desfile inédito na capital paulista que promete dar água na boca: todas as peças terão inspiração na delícia originária do cacau.
O desfile é patrocinado pela Barry-Callebaut (marca de chocolate premium formada em 1996 pela fusão da francesa Cacao Barry e da belga Callebaut, presente em 26 países) e pela Singer (maior fabricante mundial de máquinas de costura doméstica, com unidades em mais de 150 países). Entre os 15 modelos criados pelos alunos, os três melhores serão premiados com uma máquina Singer, um busto de manequim Propavit e uma cesta de produtos Barry-Callebaut.
Durante os quatro dias de evento estão programadas uma série de atividades e atrações: o Desafio Expo Brasil Chocolate, competição em três categorias (chefs, jovens talentos e universitários); a Wedding Cake Expo (exposição de novidades em bolos artísticos de casamento); o Concurso do cacau fino e aromático em parceria com a CEPLAC (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira), com o intuito de estimular a produção de amêndoas de qualidade internacional; e mais de 30 “workchocs”. As aulas, organizadas pelo chef Rafael Barros (que comanda a confeitaria Ópera Ganache em São Paulo), serão ministradas por renomados chefs e chocolateiros para apresentar o que há de mais novo na confecção do bom chocolate, suas técnicas e diferenciação no mercado.
“Nossa feira é a única da América Latina a abordar o tema cacau em todos os aspectos, nos setores de alimentação, cosméticos, bem estar e saúde, entre outros”, destaca Caíto Alcântara Machado, sócio diretor da AM3 Feiras e Promoções, idealizadora do evento. Além de apresentar os lançamentos e melhorias na produção do chocolate, e difundir novas técnicas, a II Expo Brasil Chocolate reúne também as novidades em equipamentos, embalagens e matéria prima. E o melhor: com degustação.
Indústria do cacau-O Brasil é o maior produtor de cacau das Américas e seu consumo per capita de chocolate no estado de São Paulo é de 3,8 kg/ano, equivalente ao da Itália. Os maiores estados produtores de cacau no Brasil são a Bahia, Pará e Espírito Santo.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o país é o terceiro maior produtor de chocolates de todo o globo – 530 mil toneladas foram produzidas e consumidas em 2010.
.[II Expo Brasil Chocolate (Realização AM3 Feiras e Promoções), de 30 de junho a 03 de julho. (30 de junho a 02 de julho somente para profissionais do setor e no dia 03 aberto ao público. Ingresso R$ 20,00), no Centro de Eventos São Luís (Rua Luís Coelho, 323). Os workshocs acontecerão entre os dias 30 de Junho e 02 de Julho. C | http://www.expobrasilchocolate.com.br/].

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Promoção inusitada para o dia dos namorados feita por um Shopping em Belo Horizonte



“Dinner in the Sky”, promoção do Boulevard Shopping para o Dia dos Namorados. O jantar acontece em uma mesa suspensa por um guindaste a 50 metros de altura. Os dois badalados chefs fizeram os jantares do evento, para os dez casais ganhadores da promoção do Boulevard Shopping.

O evento exclusivo para os vencedores da promoção (não é aberto ao público) é uma iniciativa pioneira do Boulevard Shopping, em Minas Gerais. Atração de sucesso no mundo todo, no Brasil, o “Dinner in the Sky” só aconteceu em três capitais – São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O “Dinner in the Sky foi concebido para proporcionar aos clientes contemplados uma experiência completamente extraordinária, mágica e inesquecível”, diz a gerente de Marketing do shopping, Carolina Galhanone.

O evento, que nasceu na Bélgica em 2009, chegou ao Brasil por meio da empresa Mídia Foods que buscou aliar diversão e gastronomia em uma única e inovadora ação de marketing. A ação foi eleita pela Revista Forbes um dos 10 lugares mais inusitados do mundo para se jantar.

Como é o jantar nas alturas?
Para quem está se perguntando como funciona o Dinner in the Sky, vamos lá: uma plataforma, com 2,6 metros de altura e 6 metros de comprimento, toda customizada, com capacidade para 22 pessoas, é içada a 50 metros de altura por um guindaste. A plataforma é toda de ferro com cobertura de vidro e teto de acrílico para proporcionar uma visão de 360 graus aos convidados que ficam em torno da mesa. É ali, nas alturas, que os chefs Ivo Faria e Paula Labaki irão cozinhar.

Paula Labaki conta que já participou do “Dinner in the Sky” em São Paulo e que a experiência de cozinhar a 50 metros de altura, na plataforma suspensa por um guindaste, foi fantástica. “Não senti o menor medo, subir é delicioso, uma sensação de liberdade e paz. O serviço foi alinhado e tranquilo, as pessoas se divertindo muito e degustando nosso cardápio, foi inesquecível”.

Fonte:  http://www.bheventos.com.br/eventos/22440/Dia-dos-Namorados-Dinner-in-the-Sky.html



Por Wilian

Vale alimentação não cobre nem a metade do custo da refeição

Comer fora de casa não para de ficar mais caro. E pior: o vale alimentação pago pelas empresas não é suficiente para cobrir nem a metade do que é gasto pelos brasileiros. Enquanto o valor médio do benefício é de R$ 12,33 por dia no país, o custo de uma refeição completa (prato principal, bebida, sobremesa e café) fica em R$ 29,42 na cidade de São Paulo, R$ 31,02 no Rio de Janeiro e R$ 30,21 em Brasília, segundo pesquisa da CBSS, administradora dos cartões Visa Vale, em parceria com o Datafolha.
Com a alta da inflação dos alimentos, houve um aumento expressivo no custo médio da refeição de 2010 para 2011. Em São Paulo, hoje paga-se 23,1% a mais do que no ano passado. Na média nacional, o valor passou de R$ 22,71 para R$ 26,78, um incremento de 17,9%. Dos itens do levantamento, o que mais encareceu foi o prato principal, com alta de 21,3%. Em 2010, segundo dados do IBGE, enquanto o IPCA, índice de inflação oficial,  avançou 7,62%, o preço dos alimentos aumentou consideráveis 12,5%.
O ranking das cidades mais caras para se alimentar no Brasil é liderado pelo Rio de Janeiro, seguido de Brasília, Niterói (R$ 29,82) e São Paulo. Os mais baratos entre os 54 municípios pesquisados são as cidades mineiras de Contagem (R$ 18) e  Uberlândia (R$ 21,01), além de Osasco, na Grande São Paulo (R$ 21,79). A pesquisa foi realizada em 4.203 estabelecimentos em 19 capitais e 35 cidades, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.
Preço médio por região do país (em R$)

Sudeste Sul Nordeste Centro-Oeste/Norte
Valor médio 27,45 24,33 25,35 27,15
A la carte 36,18 32,11 32,08 38,59
Comercial 20,33 21,46 19,25 18,41
Executivo 29,89 29,17 25,97 29,28
Self Service 24,68 22,81 22,71 25,14
Fonte: CBSS
E você, o seu vale refeição chega ao final do mês?

Fonte: http://colunas.epocanegocios.globo.com/financasdebolso/

Feijoada Brasileira, é Nesse Fim de Semana!!!!

Para celebrar o início do Inverno dia 21 de Junho, no Sábado e no Domingo agora dias 18 e 19, como ingrediente especial no buffet será servido uma deliciosa feijoada brasileira com todos os ingredientes! Faça a sua reserva!
(Os valores não sofrerão alteração).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Conferência de Segurança Alimentar acontece no fim de junho em Jaraguá do Sul clique aqui e confira a programação do evento!















O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional/JS e a Prefeitura de Jaraguá do Sul promovem a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá no Centro Empresarial (Cejas), nos dias 30 de junho, das 19 às 22 horas, e 1º de julho, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o próximo dia 28, devendo ser efetuadas no site da prefeitura jaraguaense (www.jaraguadosul.sc.gov.br) – onde também pode ser consultada a programação do evento. As vagas são limitadas.
“Alimentação adequada e saudável: direito de todos” é o tema central da conferência e será abordado pelo médico endocrinologista Dalisbor Marcelo Weber Silva em palestra de abertura, às 20 horas do dia 30 de junho. O evento prossegue no dia seguinte com a realização de três oficinas: “Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar”; “Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional” e “Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”. Mais informações podem ser obtidas ligando para (47) 2106-8285 ou 2106-8284, com Sílvia ou Clarice.






fontes: 


Jornal O Correio do Povo de Jaraguá do Sul
http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/conferencia-de-seguranca-alimentar-acontece-no-fim-de-junho-em-jaragua-do-sul-4698502.html


Site da prefeitura de Jaraguá do Sul : http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/

Obrigado Jaraguá!!!

Em nome de toda equipe do Restaurante Sabor de Casa, do Restaurante Tio Patinhas, agora formando o Grupo Tio Patinhas, o nosso muito obrigado a população jaraguaense pelo excelente prestígio na inauguração de nossa nova casa, muito obrigado Jaraguá!
Agradecemos todos os amigos e clientes que nos apoiaram nessa idéia, nossos fornecedores, a equipe de trabalho das duas casas que são pessoas que realizam os serviços com excelência  e amor no que fazem, são pessoas totalmente focadas e comprometidas com a missão, os valores e os princípios do Grupo Tio Patinhas.
E eu Wilian Ferreira, autor desse texto, quero parabenizar meu irmão Wilson Junior, que foi um dos principais idealizadores do novo restaurante e, congratular com muita ênfase, o profissionalismo de minha família, principalmente meu pai Wilson, minha mãe Lenir, que são pessoas referência nesse segmento e merecedoras de muita admiração pela postura frente aos negócios.
 Wilian

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Profissionalismo

Veja o comentário que foi feito sobre a inauguração de nossa nova casa em um dos blogs mais conceituados de nossa região. 
Fonte: Blog Rota Gastronômica e Turística
http://www.rogatur.blogspot.com

     Quando trabalhamos em um segmento, o mais gratificante é quando vemos o progresso das pessoas envolvidas, a quem se preocupe somente com o lado financeiro desta história, mas quem esta engajado com certeza fica feliz pelo sucesso das pessoas.
    Esta semana recebemos o convite do Restaurante Tio Patinhas para conhecer a segunda casa do grupo, a casa a ser inaugurada também em Jaraguá do Sul, Sabor da Casa será o nome, e pelo site deu para ter uma ideia mais ou manos de como ela vai ser, e confesso, gostamos do que vimos. Com uma metodologia diferente para esta casa, os proprietários acreditam estar criando um conceito que pode ajudar a consolidar o grupo.
    Pelo que deu para entender estão finalizando tudo para a inauguração, e com certeza será uma casa a altura de qualquer outra já existente naquela cidade, parabéns ao, agora, grupo Tio Patinhas, pela inauguração da casa, com certeza o sucesso vai se repetir ao que já acontece hoje no conceituado restaurante Tio Patinhas, afinal 18 anos experiência não se consegue do nada . Desejamos sorte e um bom trabalho a equipe, assim que der estaremos visitando a casa para vermos de perto este trabalho.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nosso novo restaurante inaugura dia 15 de Junho, Quarta - Feira !!



Mais uma deliciosa opção para o seu almoço, O Restaurante Sabor de Casa inaugura nessa Quarta-Feira dia 15 de Junho. Instalações modernas, amplo espaço, ingredientes selecionados, amor no preparo dos pratos, atendimento atencioso e a receita da gestão Tio Patinhas são as marcas da casa.

Onde: Rua Barão do Rio Branco nº309 Centro - Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Telefone: (47) 9994 0014

Preço: R$ 9,50 Por Pessoa ou R$ 19,90 Kg

Atendimento: de Segunda a Sábado das 11h às 14h

http://www.restaurantesabordecasa.com.br/

Brotos de feijão cultivados na Alemanha são origem mais provável do surto de E.coli

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/06/10/brotos-de-feijao-cultivados-na-alemanha-sao-origem-mais-provavel-do-surto-de-coli-924657398.asp

RIO - As autoridades sanitárias alemães anunciaram nesta sexta-feira "com quase total segurança" que sementes germinadas em forma de brotos de feijão e de legumes procedentes de uma pequena propriedade em Bienenbüttel, na Baixa Saxônia, são as responsáveis pela infecção de E.coli que já deixou 29 mortos na Alemanha e um na Suécia, e infectou quase três mil pessoas. Os porta-vozes do Instituto Robert Koch e do Instituto Federal de Avaliação de Riscos fizeram o anúncio numa coletiva de imprensa conjunta em Berlim.
- São os brotos de feijão - disse Reinhard Burger, do Instituto Robert Koch.- As pessoas que consumiram esses alimentos tinham nove vezes mais probabilidade de ter uma diarreia hemorrágica que as que não os comeram - acrescentou, concluindo que o surto de E.coli não terminou.
Os dois representantes informaram ainda que foi suspenso no país o alerta contra o consumo de pepinos, alfaces e tomates crus.
Andreas Hensel, do Instituto Federal de Avaliação de Riscos, considerou "possível que o mistério da fonte original da infecção tenha sido resolvido". A equipe de pesquisadores da agência acredita que os alimentos infectados já podem ter saído de circulação. No entanto, Hensel insistiu que não é recomendável comer brotos de vegetais germinados crus na Alemanha até que se tenha certeza sobre a segurança.
Os cientistas já consideravam cada vez mais firmes os indícios que relacionavam a infecção pela bactéria E.coli enterohemorrágicas (EHEC) com os brotos de feijão e outros legumes procedentes da plantação em Bienenbüttel. As autoridades baseiam suas afirmações no registro comercial da empresa, cujos produtos foram vendidos diretamente ou através de intermediários, nas zonas geográficas onde foram registrados mais casos de contaminação, particularmente em Hamburgo e na Baixa Saxônia. No entanto, não se sabe qual das centenas de provas coletadas diretamente na empresa deram positivo.
Gert Hahne, porta-voz do Ministério de Consumo da Baixa Saxônia, informou na última quarta-feira que a propriedade vendeu seus produtos a uma lanchonete da localidade de Cuxhaven, onde ao menos 18 clientes ficaram doentes. Além disso, um funcionária da propriedade sofreu uma forte diarreia em maio. É a terceira trabalhadora com sintomas relacionados à bactéria. Uma delas chegou a ser hospitalizada. Sabe-se também que cerca de cem pessoas ficaram doentes depois de comer em sete lanchonetes e três restaurantes que compravam da plantação de Bienenbüttel.

O que fazer quando você não quer pagar o famoso couvert

Você não precisa pagar taxas como gorjetas, couvert e consumação mínima.

Fonte:
Bruna Borgheti
Publicado 09/06/2011 às 07:00:00 - Atualizado em 08/06/2011 às 20:41:13
Até hoje, o Procon (Programa de Proteção ao Consumidor) não tem registro de nenhuma reclamação contra estabelecimentos por cobrança de taxas de 10% para garçons, couvert artístico ou consumação mínima. Apesar disso, o órgão tem recebido por telefone diversas contestações de clientes que se sentiram lesados por uma dessas práticas.
“Resolvemos passar essas informações para a imprensa. Geralmente, as pessoas pagam e não reclamam, mas queremos conscientizá-las sobre o fato de que elas não são obrigadas a isso”, resume a advogada do Procon Jaraguá do Sul, Rosiléa Krawulski. Desde a última semana, os próprios donos dos estabelecimentos começaram a buscar informações, já que a maioria desconhecia as regras sobre as taxas adicionais.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a cobrança é abusiva e ilegal quando é feita como uma obrigação ou dívida do consumidor. O diretor do Procon, Adilson Macário de Oliveira Júnior, explica que o estabelecimento pode cobrar uma taxa pelo couvert artístico – mas o cliente deve ficar sabendo antes do valor adicional. A taxa de serviço de 10% como gorjeta para os garçons não pode ser cobrada com o valor do consumo. “Se o cliente gostou do serviço e quiser dar, tudo bem. Mas deve fazê-lo diretamente ao garçom”, afirma. Já a consumação mínima não deve ser cobrada em hipótese alguma.
O que fazer
A denúncia pode ser feita se o cliente tiver a nota fiscal discriminando o valor adicional. “Se já não vier automaticamente, é só pedir ao funcionário. É direito do consumidor ter essa especificação na nota”, explica Macário. No caso da denúncia, é aberto um processo administrativo. Os fiscais do Procon começam a fiscalizar os bares, com multas entre R$ 212,82 e R$ 3,19 milhões (dependendo do faturamento da empresa) para danos comprovados, ainda este mês – após o período de adequação às regras dos estabelecimentos. É possível entrar em contato com o Procon através do número 156 ou (47) 3275-3237. O órgão fica na rua Donaldo Gehring, número 175, no Centro, e funciona das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

Por Wilian Ferreira
Opiniâo: Se o serviço for bom, pague a taxa, sempre verifique se a empresa repassa o valor para os garçons e cozinheiras.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Receita: Salada de Frutas Tio Patinhas


1 Mamão grande e maduro
10 Bananas maduras
1 Lata de pêssego em calda
1 Lata de abacaxi em calda
1 Litro de refrigerante de Laranja ou Guaraná ou Suco de Laranja

Cortes as frutas todas em cubinhos e adicione as caldas do abacaxi, do pêssego e o refrigerante ou suco. sirva gelado.

Também podem ser acrescentados maçã, limão expremido, açúcar, uvas grandes para dar uma cor especial e Laranja. Use sua criatividade!

Cardápios Especias de Junho

Cardápios Especiais de Junho:




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Chefs paulistas vão às alturas em evento gastronômico inusitado

imagem da edição do Dinner in the Sky realizada na cidade de Amiens, na França
imagem da edição do Dinner in the Sky realizada na cidade de Amiens, na França
Foto: Cyrille Struy/Divulgação 



Renê Castro

entretenimento@eband.com.br


Se a cozinha do restaurante já proporciona aventuras suficientes para o chef que a comanda, imagine ter de se virar a 50 metros de altura, tendo à disposição apenas um fogão com duas bocas. Esse foi o desafio proposto para 13 profissionais paulistas, que toparam participar do “Dinner in the Sky”. O evento, que acontece neste fim de semana (dias 4 e 5), às 20h, está em sua quarta edição e se caracteriza por oferecer um menu nas alturas.

O local escolhido para a empreitada foi o mega complexo de luxo “FL, Faria Lima, 4300”, localizado em uma das principais avenidas da capital paulista. A mecânica do jantar funciona da seguinte forma: um guindaste fica responsável pelo levantamento da plataforma, elaborada para receber os chefs e 22 convidados, entre gourmets e imprensa. Ao todo serão 38 subidas.

Os proprietários do Bar da Dona Onça, Janaina e Jefferson Rueda, foram escolhidos para preparem os pratos do primeiro jantar da noite. Em entrevista ao eBand, Janaina não fez questão de esconder o nervosismo. “Se falar que estou tranquila é mentira”, confessa ela, aos risos. A profissional, que não encara nem um passeio de montanha-russa, conta que não teve nenhuma preparação especial, muito menos recebeu alguma recomendação da organização. Tudo deve ser na base do improviso.

“São Benedito é o padroeiro dos cozinheiros. Ele resolve tudo, até filé mignon queimado”, brinca a chef, revelando que o evento pode ajudá-la a superar o medo de altura. “Além da oportunidade profissional, tem esse lance pessoal. Estou nervosa, mas confiante.”

No cardápio da empresária, uma entrada fria, composta por Salada de Rúcula Selvagem com Camarões ao Vapor e Bottarga, dá as boas vindas aos convidados. Antes do prato principal, Gnocchi de Batata com Molho de Tomate Italiano e Pecorino Trufado. O Arroz de Rabada com Agrião fecha o cardápio quente. É nessa hora que a sobremesa Espuma de Coco com Baba de Moça dá o sinal para o guindaste se preparar para a descida.

“Faremos o pré-preparo em solo. Chegando lá em cima, finalizamos os pratos e servimos. Vou atuar como se estivesse no restaurante. Vamos ver o que acontece”, conta Janaina, que preparou um check list com cerca de 30 itens. Para driblar o frio que faz em São Paulo, os ingredientes serão colocados em caixas térmicas.

No fim de semana seguinte (dias 12 e 13), é a vez de Belo Horizonte receber o Dinner in the Sky. O público pode assistir à performance, mas não apreciar. A menos que algum prato caia do céu.

Serviço:Dinner in the Sky
Quando: 4 e 5 de junho, às 20h
Onde: FL4300 - av. Faria Lima, nº 4.300 – São Paulo. Entrada pela Rua Elvira Ferraz, altura do nº300.
Aberto ao público
Informações: http://www.dinnerinthesky.com.br/
 

sábado, 4 de junho de 2011

Chefs de cozinha defendem culinária do futuro durante visita à feira em SP

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=7976


“É preciso consumir menos açúcar, menos gordura e menos sal. Essa é culinária do futuro”. O conselho vem de um dos maiores chefs do mundo: o francês Alain Ducasse. Ao lado de Alex Atala, um dos chefs mais premiados do Brasil, ele fez um passeio a procura de novas descobertas. Os dois são estudiosos da gastronomia.

Esta é a quarta vez que o chefe francês vem ao Brasil. Ele pediu para vir à feira para conhecer novos sabores e ficou encantado com o que viu e sentiu. O chefe francês provou muitas frutas. A mexerica e a goiaba foram novidade.

“O que eu gosto é do perfume e o equilíbrio entre a doçura e a acidez. Vejo que a natureza aqui é generosa. Gosto disso”, diz o francês.

Ao passar pelo setor dos peixes, ele revelou que prefere os selvagens aos de criação porque o sabor é mais intenso. Mas sabe que esse é um privilégio da alta gastronomia. Alain Ducasse conhece e gosta de peixes da Amazônia, mas jamais os importaria porque o transporte de avião, na visão dele, prejudica a qualidade do produto e vai contra a sustentabilidade do planeta.

“Os cozinheiros devem estar atentos com o planeta e ter a preocupação de economizar energia. É necessário consumir cada vez mais os peixes locais”, afirma o chef..

Preocupação elogiada pelo colega: “Acho importante a mensagem que ele passa de usar cada vez mais ingredientes locais, no nosso caso, o brasileiro. Pensar em uma cozinha, não para comer nesse momento, mas uma cozinha para ser comida nos próximos anos de acordo com a coerência que precisamos como cozinheiros e cidadãos para um planeta amanhã”, conta Alex Atala.

Entre uma banca e outra, uma paradinha para comer tapioca. Alain não gostou do sabor do recheio, doce demais. A visita à feira chamou atenção das chefes do dia a dia. A aposentada Carmen Lino de Matos diz que nunca acerta fazer pato com laranja e pergunta se existe um jeito de deixar a carne mais mole.

“Nós os franceses, temos uma grande variedade de aves, cruzamentos de raças, então, lá é mais fácil”, explica o chef. “Para mim, é mais fácil ir a um bistrô francês, bem acompanhada, com um bom vinho sem problemas”, lembra dona Carmen.

A cozinheira Sandra Paixão tira dúvidas: “O que é ideal de molho de tempero?", o chef responde: “Bom produto, boa técnica e legumes da estação".

Com o chef francês Sandra Paixão descobriu também que os legumes devem ser cozidos no vapor para ficarem firmes. Ao final da conversa, ela conta que ainda está aprendendo a cozinhar onde trabalha. Alain Ducasse diz que é preciso dedicação para ser um bom profissional. “Não podemos improvisar para virar cozinheiro. É preciso tempo experiência”, afirma.

Alain Ducasse veio participar da inauguração de um curso superior de gastronomia. Essa área de alta culinária tem cada vez mais procura no Brasil.

Amigos e Clientes


Um dos fundadores da Aurora:  Ademar Duwe e família 03/06/2011
Essa é a marca de nosso novo restaurante localizado na Rua Barão do Rio Branco n° 309 em Jaraguá do Sul. O Restaurante Sabor de Casa vem com um novo conceito, o de Buffet Econômico. Instalações modernas, amplo espaço, ingredientes selecionados, amor no preparo dos pratos, atendimento atencioso e a receita da gestão Tio Patinhas são as marcas da casa. Por um preço acessível você pode almoçar em um restaurante com a qualidade da já conceituada marca Tio Patinhas. .Já está tudo pronto, a inauguração está prevista para esse mês de Junho, só depende de alguns trâmites finais ficarem prontos e logo iremos divulgar a data exata da inauguração. Visite o web site do Restaurante Sabor de Casa:  http://www.restaurantesabordecasa.com.br/

Adicione Restaurante Sabor de Casa nas redes sociais:
TWITTER: @RSabordeCasa
FACEBOOK: Restaurante Sabor de Casa

por Wilian Ferreira

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Oscar Filho do CQC almoçou no Restaurante Tio Patinhas dia 29/05/2011

Oscar Filho repórter do CQC e Wilian Ferreira Administrador do Restaurante 29/05/2011
Show Putz Grill do Oscar Filho que aconteceu na Scar na noite do dia 29/05/2011 foi muito bom, eu, Wilian Ferreira assisti junto com os ganhadores dos ingressos sorteados no Tio Patinhas. É risada do início ao fim, e o inproviso durante o show é tão bom que nem o próprio Oscar fica sem rir. Quero parabenizar a Live Up Agência de São Paulo por proporcionar um excelente show para a nossa cidade, espetáculo assim só em cidade grande! Quero parabenizar a produção do Oscar Filho e para o produtor do evento Fábio Jonas um parabéns especial e, em nome do restaurante, digo que adoramos ter apoiado esse evento e trabalhado contigo, excelente pessoa de carisma imensurável.

Por Wilian Ferreira

EXPO GESTÃO 2011

Alex Atala

Alex Atala
Tema: Inovação, Criatividade, Excelência em Servir.
Palestra: A Receita de Gestão do Melhor Chefe
da América Latina.
Dia 09 de junho de 201114h
Fundador do Restaurante DOM, Chefe de Cozinha.
Tudo começou na década de 1980. Do alto de seus 18 anos, um arrojado Alex Atala seguiu seu sonho de adolescência: conhecer a Europa, com a mochila nas costas e, no coração, a vontade de ganhar o mundo. Para manter-se, começou a trabalhar como pintor de paredes. Para permanecer na Europa, porém, precisava de um visto; e, para obtê-lo, tinha de criar algum vínculo. Foi assim que, aos 19 anos, inscreveu-se em um curso de gastronomia, na Bélgica. E foi assim também que o mundo ganhou um de seus chefes mais prestigiados, por sua curiosidade, destreza e marca de inovação.
De volta ao Brasil, Atala fez encantos na cozinha de vários restaurantes de renome, até que em 1999 nos presenteou com a joia da coroa: o restaurante D.O.M. (acrônimo de Deo Optimo Maximo, ou "Deus é ótimo e máximo"), cenário para suas mais ousadas criações e onde passou a inovar no uso das mais variadas possibilidades dos ingredientes brasileiros. Foi no D.O.M. que Atala mostrou que sua faceta de criador soma-se perfeitamente à de empresário. Eleito seis vezes como um dos 50 melhores do mundo pela incensada publicação inglesa Restaurant Magazine, e tendo conquistado este ano a 7ª posição, o restaurante D.O.M. é sinônimo de excelência de serviços, gestão de equipe, criatividade e um binômio vencedor: dedicação e paixão.
Que o diga a rotina desse empresário gourmet. Aos 42 anos, nosso chefe, que foi o primeiro latino-americano convidado a dar aulas no Cordon Bleu de Paris, trabalha das 9h às 2h do dia seguinte, dividindo-se entre a gestão de um templo gastronômico e seu coração, a cozinha. “Somos como atletas profissionais. Precisamos de treinamento e de equipe”, declara esse multipremiado especialista nos prazeres da mesa, que ainda encontra tempo para maravilhar leitores e ouvintes das revistas e rádios para as quais contribui regularmente e prestigiar os mais importantes eventos gastronômicos internacionais.
Atala também é autor de três livros, dentre os quais Alex Atala - Por uma Gastronomia Brasileira (BEI editora, 2003); e a co-autoria de Com Unhas, Dentes e Cuca – Prática Culinária e Papo-Cabeça ao Alcance de Todos (Ed. SENAC, 2008). É também proprietário do restaurante Dalva e Dito, no qual trabalha o conceito da gastronomia afetiva e da alma brasileira.
A receita de criatividade, excelência em serviços e dedicação é um dos maiores aprendizados que Alex Atala trará à ExpoGestão.
FONTE: http://www.expogestao.com.br/pt/palestrantes/alex_atala.asp

A maior variedade de saladas você só encontra no Tio Patinhas...


















A maior variedade de saladas no seu almoço é só no Tio Patinhas, por um preço acessível você monta um prato saudável para você e para seus filhos. Ingredientes frescos e amor no preparo dão um toque especial ao nosso buffet, venha ter bons momentos...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fispal Food Service - Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar

fonte: site da Fispal: http://www.fispalfoodservice.com.br/#



Participe da mais completa feira de
alimentação fora do lar da América Latina.

Os principais decisores de compras do setor reunidos
em quatro dias de evento.

De 06 a 09 de junho de 2011, profissionais do setor de alimentação fora do lar do mundo inteiro vão se reunir em quatro dias de grandes negócios no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Referência no setor há 26 anos, a feira vai apresentar novidades em produtos, equipamentos e serviços para profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, cafeterias, catering, buffets, hotéis, além de distribuidores e lojistas de todos os segmentos food service.
           
Com mais de mil expositores e de 60 mil visitantes do mundo inteiro, a Fispal Food Service é a oportunidade que empresas do setor têm de ficar frente a frente com os principais decisores de compras quem interessam ao seu negócio.

O público qualificado e segmentado é o grande diferencial da feira, que promove também eventos de qualificação profissional.

A Fispal Food Service acontece simultaneamente à Fispal Hotel, à TecnoSorvetes e à Fispal Café no Expo Center Norte. Essas feiras mais a Fispal Tecnologia, que acontece no mesmo período, mas no Anhembi, formam a Semana Internacional da Alimentação e Hospitalidade.

postado por Wilian Ferreira

Vinho chileno chega à Europa mais barato que ao Brasil; compare

1 de junho de 2011 | Sílvio Guedes Crespo
casillero_del_diablo_cabernet_sauvignon_chile_divulgacao.jpg
Casillero del Diablo, do Chile, custa R$ 36 em SP e R$ 16 em Londres (foto: divulgação)

Os vinhos chilenos e argentinos chegam ao consumidor nos Estados Unidos e na Europa a um preço mais baixo do que no Brasil (veja tabela ao final deste texto).
Em alguns casos, a mesma garrafa em um supermercado de São Paulo custa o dobro ou até o triplo do preço praticado em lojas de Nova York, conforme mostra um levantamento feito pelo professor de economia Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios, colaborador do blog Radar Econômico.
O chileno Casillero del Diablo com a uva Cabernet Sauvignon, por exemplo, é vendido por R$ 36,27 no supermercado Pão de Açúcar em São Paulo. Em Londres, a garrafa sai por R$ 15,76 na varejista Tesco, menos da metade; em Nova York, a Zackys vende por R$ 14,50.
Uma garrafa do argentino Los Cardos Cabernet Sauvignon custa R$ 11,27 ao consumidor de Nova York. Já para os paulistanos, a mesma mercadoria vinda da Argentina, um país vizinho e pertencente ao Mercosul, é vendida a R$ 32,90.
Importadores ouvidos pela reportagem apresentam dois grandes motivos para o alto preço do vinho: os impostos e a burocracia. Antoine Zahil, sócio-proprietário da Zahil Importadora, conta que a cascata de impostos sobre o vinho trazido do Mercosul equivalem a 80% do preço que ele paga. Isso ocorre porque a tarifa de importação para países da região é zero, mas há outros impostos como IPI, ICMS e PIS/Cofins.
Para vinhos de outros países, Zahil paga uma tarifa de importação de 27%. No total, os impostos são 115% do preço que ele paga sobre o produto. Nos EUA, os importadores pagam cerca de 9% sobre os vinhos importados.
“Se o governo federal e o estadual tirassem os impostos, eu reduziria o preço em 60%”, afirma o importador. “Um bom vinho que hoje custa R$ 50 ficaria em pouco mais de R$ 20”, acrescenta.
Burocracia
Para o vice-presidente de Vinhos da Associação Brasileira de Bebidas, Ciro Lilla, a lentidão do processo de importação também afeta o preço do produto. “Nos EUA, o importador pede um vinho chileno e já recebe um mês depois. Aqui, demora quase seis meses. Imagine o capital de giro que precisa ter para começar a vender só depois de seis meses”, afirma Lilla, que é proprietário da importadora Mistral.
O transporte demora menos de dois meses, mas o importador precisa esperar dois meses, segundo Lilla, para receber a licença de importação e outros dois para que o produto seja liberado na alfândega. Ainda, desde 1º de janeiro, existe a necessidade de colocar um selo de comprovação de pagamento de IPI em todas as garrafas, gerando mais um custo. Um contêiner carrega mil caixas, cada uma com 12 garrafas. “Precisa abrir caixa por caixa para colocar os selos em cada uma.”
Competitividade
O economista Paulo Rabello de Castro afirma que também a produção de vinhos nacionais encontra problemas devido às taxas. “Um produto só melhora a qualidade quando aumenta o volume de produção. O volume só aumenta se o preço for mais competitivo, e só chegaremos a isso com redução da carga tributária e melhora do câmbio”, afirma.
Por enquanto, os impostos e o câmbio faz com que o vinho nacional não consiga competir internacionalmente, inclusive com produtores pouco tradicionais, como África do Sul e Austrália, observa o economista.
Compare
Veja os preços de vinhos em diferentes cidades. Os valores estão sempre em reais e se referem a garrafas de 750 ml. Ao lado do nome da cidade, o do supermercado pesquisado.
Casillero del Diablo Cabernet Sauvignon (Chile)
Londres – Tesco15,76
Madri – Corte Inglês21,02
Nova Yorl – Zackys14,50
São Paulo – P.Açúcar36,27
.
Terrazas de los Andes Cabernet Sauvignon (Argentina)
 Madri – Corte Inglês 30,68
 NY – Hollidaywine 16,11
 São Paulo – P .Açúcar 39,48
.
Dona Paula Malbec (Argentina)
NY-MarketLiquor11,27
SP-P.Açúcar 33,16
.
Luigi Bosca Reserva Pinoir Noir (Argentina)
NY – MarketLiquor24,18
 São Paulo – P.Açúcar 85,49

Zona Azul Jaraguá em fase de apresentação!


As atendentes estão na rua mas, ainda não é para cobrar pelo estacionamento de seu carro, elas estão abordando os motoristas e, explicando como irá funcionar o sistema com os novos parquímetros digitais, a partir de hoje os motoristas terão 30 dias para tirar dúvidas, mês que vem é pra valer.

Wilian Ferreira

Acordo com governo leva restaurantes argentinos a esconder saleiros

fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/06/110601_saleiros_argentina_hipertensao_rw.shtml (BBC Brasil) por Vladimir Hernández Da BBC Mundo

Pesquisas ligam hipertensão ao consumo excessivo de sal
 O governo da Província de Buenos Aires, na Argentina, iniciou nesta semana um programa para eliminar os saleiros das mesas dos restaurantes.
O objetivo da medida, que é parte de um programa para o combate à hipertensão arterial, é conseguir uma redução no consumo de sal e com isso a redução dos riscos de doenças cardíacas entre a população.
Os especialistas afirmam que os clientes dos restaurantes têm o costume de colocar sal nos pratos sem sequer prová-los antes para saber se já não estão suficientemente salgados.
A nova norma vale apenas para os restaurantes da Província de Buenos Aires, que não inclui a cidade de Buenos Aires, capital do país.
As autoridades locais estimam que até 3,7 milhões dos 15,6 milhões habitantes da província sofram de hipertensão, que pode levar a derrames cerebrais ou problemas cardíacos.
“A intenção é reduzir o risco de hipertensão, enfermidade que afeta um terço da população argentina e que constitui um dos principais fatores que levam a doenças e mortes cardiovasculares”, explicou à BBC o secretário da Saúde da província, Alejandro Collia. “Por isso acreditamos que o Estado deve intervir”, disse.
Mortes
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada ano cerca de 12 milhões de pessoas morram por problemas cardíacos ou acidentes cardiovasculares, número muito maior do que o de fatalidades em decorrência da violência ou de acidentes de trânsito.
Segundo especialistas, a redução do consumo de sal pode ser chave para reduzir essas mortes. Um estudo argentino calculou que a redução de um grama de sal a cada cem gramas de pão consumido pode evitar 60 mil mortes em dez anos.
Em sua campanha contra o sal, o governo de Buenos Aires chegou a dois acordos – um com a associação argentina de restaurantes para eliminar os saleiros das mesas e outro com a federação da indústria panificadora para reduzir em 40% o sal colocado nas massas dos pães.
"Cada argentino consome em média 13 gramas de sal por dia, enquanto a recomendação da OMS é para consumir menos de 5. Se conseguirmos baixar o consumo diário na província em 3 gramas, evitaríamos cerca de 2 mil mortes ao ano”, diz Collia.
“Não é algo que vamos mudar de um dia para o outro, mas com os programas de conscientização faremos com que ocorra uma redução importante do consumo de sal”, afirmou.